terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os Tipos de Realidade Virtual e as suas características.

A RV apoia-se principalmente em três aspectos básicos: a imersão, a interacção e o envolvimento. O leque de simuladores em que se verifica interacção entre o utilizador e a máquina é muito variado. Hoje em dia temos o exemplo do gigantesco universo dos videojogos. Contudo, a maior parte destes simuladores não oferece ao utilizador uma realidade imersiva, ou seja, o utilizador não se encontra "dentro" no ambiente virtual, mas sim "fora", vendo esse mundo através de uma janela, o ecran. Nesta situação, estamos na presença de realidade não imersiva, pois o utilizador limita-se a observar imagens tridimensionais através de um ecrã e interage com este através de algo como um rato ou comando.
Estamos perante uma realidade imersiva quando o utilizador se sente como se estivesse dentro do ambiente virtual, ou seja, como se tivesse a capacidade de interagir directamente com aquilo que o rodeia. Actualmente conseguimos produzir essa sensação de inclusão através de um conjunto de dispositivos que estimulam os sentidos do utilizador, usando um equipando de visualização para imagens tridimensionais, por exemplo um Head Mounted Display, um dispositivo de interacção, como umas datagloves, e de um equipamento áudio que possa reproduzir som de todos os lados, mantendo a qualidade, como o surround.

Uma pessoa a jogar computador vê o mundo virtual através do ecran:



Head Mounted Display:



Dataglove:




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